domingo, 28 de setembro de 2008

Olimpíadas da Escola Ivete Serafini




No dia 26/09 os alunos da nossa escola tiveram uma atividade integradora diferenciada, reunimos os dois turnos com o objetivo de culminar o nosso projeto das Olimpíadas/2008.
Neste trabalho foi abordado assunto como: a localização do país no mapa geográfico, aspectos políticos, econômicos e sociais, bem como a moeda, a língua, a culinária, os costumes, os numerais chineses e a bandeira. Foi uma aula bastante envolvente onde todos os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos a cerca de outra cultura.

domingo, 21 de setembro de 2008

Trabalhando com Projetos



Nossa escola trabalha por projetos e tem como título Eu me conheço?
O subtítulo que trabalhamos no 2ª semestre era: Eu e o outro, no qual ocorreu o encerramento no dia 19 de setembro. Teve como culminância “Festival de talentos” onde todos os alunos participaram,desde a pré-escola até a 8ª série. A participação efetiva dos alunos e da comunidade ficou visível através da riqueza das apresentações, isso só vem a confirmar que quando o grupo se une e trabalha em parceria as coisas realmente acontecem. Nós como professoras desta escola e alunas do Pead, nos sentimos orgulhosas dos frutos que estamos colhendo.

domingo, 14 de setembro de 2008

Fases da vida



Em outras oportunidades trabalhei a linha do tempo com meus alunos e resolvi retomá-la com uma atividade relacionada às fases da vida humana. Tive a idéia dos alunos levarem para casa a linha do tempo e completarem com as informações dos pais.
O diferencial desta atividade e que os alunos foram os entrevistadores dos pais, completando a linha do tempo no ano em que aproximadamente cada fase do entrevistado havia passado: infância, adolescência e adulta, justificando com acontecimentos marcantes de cada fase. Houve a integração entre pais e filhos além das descobertas dos alunos das fases que eles ainda não vivenciaram.

Faes

Faes

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Comprometer-se com a ética

Viver a docência com amor é estar sempre comprometido com os princípios morais e éticos, próprios de uma cidadania fundada na liberdade, na justiça, na solidariedade e na igualdade.
A educação precisa ser um empreendimento coletivo e, para isso, precisamos estar dispostos a descobrir em conjunto a relação dos fatos cotidianos com a história. E, claro, continuar aprimorar nossos conhecimentos e renovar sistematicamente o modo de trabalhar com nossos educandos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Curiosidades

Meus alunos são muito curiosos, estão na idade dos porquês. Aproveitando esta particularidade, resolvi aproveitar para desenvolver um trabalho de aprendizagem. Numa folha de papel, pedi que eles anotassem uma ou duas curiosidades que eles tinham sobre qualquer tema. Logo após li e selecionei as perguntas que seria viável para desenvolvermos um trabalho de pesquisa.
Combinei com eles que as perguntas ficariam depositadas em um saquinho e que no início de cada semana um deles sortearia uma questão para juntos buscarmos a solução através de pesquisa na escola e fora dela.