sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reflexão

Nessa semana o trabalho desenvolvido com meus alunos teve o intuíto de proporcionar aos mesmos uma maior participação. Eles foram desafiados em diferentes momentos e tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas e refletirem sobre suas certezas. Meu papel foi de mediadora desse processo fazendo sempre com que as crianças pudessem participar ativamente de todos os momentos como sujeitos capazes e em busca de sua autonomia. Tivemos datas importantes nesta semana, o dia do índio e o descobrimento do Brasil, várias questões foram levantadas quanto a estes temas e depois houve a pesquisa para responder estas questões:
Gravataí ainda tem índio? (este aluno lembrou da colonização de Gravataí que se deu primeiramente por indígenas)
Como eles vivem atualmente? É verdade que eles não usavam roupas? (este aluno trouxe uma gravuras de índios usando somente penas)
Os índios pedem esmola? (um aluno referindo-se a uma família indígena pedinte que e viu no centro de Porto Alegre)
Onde foram os índios que habitavam esta terra na época do descobrimento?
Por que nosso país recebeu o nome de Brasil?
Através das dúvidas que partiram deles próprios, o trabalho de pesquisa ficou mais interessante e desafiador, eles fizeram entrevistas com seus familiares e posteriormente confrontavam as respostas com a dos colegas até chegarem numa conclusão.
Ao iniciar a criação do blog, percebi a dificuldade deles no manuseio do teclado para encontrar as letras e também na hora de digitar os seus nomes no emprego da letra maiúscula no início dos nomes próprios. Eles queriam digitar utilizando as duas mãos, mas por falta de conhecimento e prática não conseguiam. Observei que mesmo os alunos que possuiam computador em casa apresentavam pouca intimidade com o mesmo, conclui que este recurso é utilizado apenas como recreação através de jogos.

De um modo geral eles têm uma certa dificuldade na produção textual, tenho explorado muito a elaboração de frases, o uso do parágrafo, a ortografia de palavras com dificuldades ortográficas e o emprego de letras maiúscula no início de frases. Tenho dois alunos que ainda não estão lendo, o que requer um trabalho diferenciado e muito mais atenção. Na questão da matemática, eles estão quase todos no mesmo nível de compreensão, realizam operações simples de adição e subtração sempre com o auxilio do material concreto que dispomos na sala.

domingo, 18 de abril de 2010

Espaço da Informática Virtual




Não sendo possível utilizar diariamente o notebook em nossa sala de aula, criamos o cantinho da Informática Virtual. Fizemos o combinado de quem terminar as atividades pode ocupar o espaço para se familiarizar com o teclado, podendo assim, aprender brincando.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aniversário de Gravataí





Na semana passada comemoramos mais um ano da nossa cidade, Gravataí.
Muitos alunos não sabiam que "cidade também faz aniversário", tampouco que era tão "antiga" (eles acharam 247 anos muita idade e alegaram que nunca conheceram ninguém tão velho). Pesquisamos juntos sobre a povoação da nossa "Aldeia dos Anjos" que se deu primeiramente por índios e o que mais lhes chamou a atenção foi que uma planta (gravatá) conhecida hoje como bromélia, deu origem ao nome atual da cidade.
Levei para sala de aula uma bromélia e eles descobriram que muitos tinham a planta em casa e nem imaginavam que a mesma representa o símbolo da nossa cidade. Num outro momento eles coloriram algumas bromélias e fizemos uma exposição na sala de aula. Pelo relato dos alunos, foi uma aula cheia de novidades onde os mesmos levaram ao conhecimento dos pais as descobertas feitas sobre a sua cidade.

Projeto: Como cuido do mundo?




Definimos juntos que daríamos continuidade ao tema água, trabalhando o meio ambiente através de projetos. Após alguns questionamentos chegamos ao título "Como cuido do mundo"?
Partindo dessa discussão, os alunos assistiram o filme Wall-E, o mesmo conta a história de um robô que tenta sozinho reciclar todo o lixo que as pessoas espalharam na Terra. A partir desta atividade foi possível trabalhar a consciência ecológica de forma lúdica e prazerosa. Em um outro momento fizemos uma mesa redonda para discurtirmos como deveríamos agir para que aquela história nunca se torne uma realidade. Percebi que eles têm muitas certezas sobre a nossa produção diária do lixo e muitas dúvidas sobre o destino do mesmo.
Dando continuidade a este trabalho, eles confeccionaram os livrinhos através de desenhos, sendo cada aluno elegeu quatro cenas do filme que considerou mais marcante.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana da Páscoa









Percebendo o interesse e aceitação dos meus alunos pelo tema desenvolvivo na última semana sobre a água, definimos juntos que daríamos continuidade ao assunto trabalhando com projetos sobre questões ambientais, só ainda não ficou definido que título daremos ao nosso Projeto.
Nesta semana trabalhamos a Páscoa e seus símbolos e para não desvincular do tema ambiente, confeccionamos um dos seus símbolos (ovo) com materiais de sucatas (jornais e garrafas plásticas), sendo que cada um recebeu o seu recheado de guloseimas. Além do trabalho ter ficado muito bonito foi um momento de reflexão sobre a quantidade de embalagens descartáveis que consumimos e descartamos diariamente na natureza e que precisam de um destino adequado.



segunda-feira, 29 de março de 2010

Reflexão sobre o trabalho do Dia Mundial da Água


O trabalho de sociabilização e de conscientização do Dia de Água teve um retorno melhor que o esperado. Não foi difícil prender a atenção deles, pois eles adoraram fazer a pesquisa com seus familiares e todos queriam contar o resultado dela. Penso que a mídia explorou pouco uma data tão relevante nos dias de hoje, pois a grande maioria dos alunos disse que os pais desconheciam tal data. Pedi que eles me retratassem como era a rotina do uso da água em suas casas e se houvesse excesso no uso, que eles fizessem frases apelativas pelo racionamento.


Algumas frases que surgiram:



"A mangueira não é vassoura." ( referindo-se a mãe que varre o pátio com a mangueira.)


"Por favor, não lave louça com a torneira aberta."


"No verão é mais econômico comprar uma piscina de plástico do que tomarmos banho com a mangueira ligada."


"O carro deve ser ensaboado com balde para não desperdiçar água."



O desafio maior é que eles continuem atentos ao mau uso da água e que eles próprios sejam agentes multiplicadores deste aprendizado.


segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Os meus alunos de Ciências da 5ª série produziram coletivamente um material explicativo sobre os principais problemas que o planeta enfrenta com relação ao uso racional da água e foram ao entorno da escola fazer a divulgação desta atividade.

No meu 3º ano, fiz com eles atividades de conscientização em forma de mini planfletos para eles socializarem juntamente com os seus familiares.