O trabalho de sociabilização e de conscientização do Dia de Água teve um retorno melhor que o esperado. Não foi difícil prender a atenção deles, pois eles adoraram fazer a pesquisa com seus familiares e todos queriam contar o resultado dela. Penso que a mídia explorou pouco uma data tão relevante nos dias de hoje, pois a grande maioria dos alunos disse que os pais desconheciam tal data. Pedi que eles me retratassem como era a rotina do uso da água em suas casas e se houvesse excesso no uso, que eles fizessem frases apelativas pelo racionamento.
Algumas frases que surgiram:
"A mangueira não é vassoura." ( referindo-se a mãe que varre o pátio com a mangueira.)
"Por favor, não lave louça com a torneira aberta."
"No verão é mais econômico comprar uma piscina de plástico do que tomarmos banho com a mangueira ligada."
"O carro deve ser ensaboado com balde para não desperdiçar água."
O desafio maior é que eles continuem atentos ao mau uso da água e que eles próprios sejam agentes multiplicadores deste aprendizado.
Um comentário:
Olá, Fárida:
Interessante porque esta atividade não ficou restrita à sala de aula. Os alunos explicaram aos pais a importância da economia da água, pesquisaram sobre sua realidade e a troca de informação ocorreu, não é mesmo?
Além disso, os alunos sentiram-se valorizados ao expor seus conhecimentos aos pais e depois ao relatar sobre seu ambiente familiar aos demais colegas.
Bjs, Anice.
Postar um comentário