Nessa semana o trabalho desenvolvido com meus alunos teve o intuíto de proporcionar aos mesmos uma maior participação. Eles foram desafiados em diferentes momentos e tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas e refletirem sobre suas certezas. Meu papel foi de mediadora desse processo fazendo sempre com que as crianças pudessem participar ativamente de todos os momentos como sujeitos capazes e em busca de sua autonomia. Tivemos datas importantes nesta semana, o dia do índio e o descobrimento do Brasil, várias questões foram levantadas quanto a estes temas e depois houve a pesquisa para responder estas questões:
Gravataí ainda tem índio? (este aluno lembrou da colonização de Gravataí que se deu primeiramente por indígenas)
Como eles vivem atualmente? É verdade que eles não usavam roupas? (este aluno trouxe uma gravuras de índios usando somente penas)
Os índios pedem esmola? (um aluno referindo-se a uma família indígena pedinte que e viu no centro de Porto Alegre)
Onde foram os índios que habitavam esta terra na época do descobrimento?
Por que nosso país recebeu o nome de Brasil?
Através das dúvidas que partiram deles próprios, o trabalho de pesquisa ficou mais interessante e desafiador, eles fizeram entrevistas com seus familiares e posteriormente confrontavam as respostas com a dos colegas até chegarem numa conclusão.
Ao iniciar a criação do blog, percebi a dificuldade deles no manuseio do teclado para encontrar as letras e também na hora de digitar os seus nomes no emprego da letra maiúscula no início dos nomes próprios. Eles queriam digitar utilizando as duas mãos, mas por falta de conhecimento e prática não conseguiam. Observei que mesmo os alunos que possuiam computador em casa apresentavam pouca intimidade com o mesmo, conclui que este recurso é utilizado apenas como recreação através de jogos.
Gravataí ainda tem índio? (este aluno lembrou da colonização de Gravataí que se deu primeiramente por indígenas)
Como eles vivem atualmente? É verdade que eles não usavam roupas? (este aluno trouxe uma gravuras de índios usando somente penas)
Os índios pedem esmola? (um aluno referindo-se a uma família indígena pedinte que e viu no centro de Porto Alegre)
Onde foram os índios que habitavam esta terra na época do descobrimento?
Por que nosso país recebeu o nome de Brasil?
Através das dúvidas que partiram deles próprios, o trabalho de pesquisa ficou mais interessante e desafiador, eles fizeram entrevistas com seus familiares e posteriormente confrontavam as respostas com a dos colegas até chegarem numa conclusão.
Ao iniciar a criação do blog, percebi a dificuldade deles no manuseio do teclado para encontrar as letras e também na hora de digitar os seus nomes no emprego da letra maiúscula no início dos nomes próprios. Eles queriam digitar utilizando as duas mãos, mas por falta de conhecimento e prática não conseguiam. Observei que mesmo os alunos que possuiam computador em casa apresentavam pouca intimidade com o mesmo, conclui que este recurso é utilizado apenas como recreação através de jogos.
De um modo geral eles têm uma certa dificuldade na produção textual, tenho explorado muito a elaboração de frases, o uso do parágrafo, a ortografia de palavras com dificuldades ortográficas e o emprego de letras maiúscula no início de frases. Tenho dois alunos que ainda não estão lendo, o que requer um trabalho diferenciado e muito mais atenção. Na questão da matemática, eles estão quase todos no mesmo nível de compreensão, realizam operações simples de adição e subtração sempre com o auxilio do material concreto que dispomos na sala.
Um comentário:
Olá, Fárida:
Comentas que buscaste explorar a autonomia dos teus alunos. Poderias nos contar de que forma fizeste isto. Percebes que esta visão é nova ou sempre procuraste trabalhar este aspecto?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário