
Entendo que avaliação é um processo gradual que ocorre diariamente e em todo momento podemos avaliar nosso aluno, não podemos perder de vista o fato de que cada aluno trabalha , elabora e reformula as informações recebidas de forma individual e progressiva.
Realizo as avaliações dos meus alunos considerando seus avanços, sua trajetória, tendo como objetivo de aperfeiçoar sua aprendizagem e não como forma de penalização.
Os critérios que utilizo para avaliar meu aluno vão desde a suas primeiras aprendizagens no trimestre, seus avanços, valorizando cada conquista que o mesmo realizou nesse longo percurso. Minha maior dificuldade está relacionada ao parecer descritivo, pois penso que muitas vezes os pais ou responsáveis não visualizam e não entendem o que realmente o parecer está demonstrando, por mais bem elaborado que ele seja, ainda assim percebo dúvidas nos pais, como quem diz "ele foi bem ou foi mal?"
Portanto acho muito complicado a interpretação destes pareceres. Após as avaliações sempre faço um questionamento sobre minha prática pedagógica e utilizo esses resultados como forma de buscar outros caminhos para atingir o maior número possível de alunos que atinjam os objetivos satisfatoriamente, partindo assim para um aperfeiçoamento de minha prática pedagógica, levando sempre em consideração os diferentes alunos que tenho.
Realizo as avaliações dos meus alunos considerando seus avanços, sua trajetória, tendo como objetivo de aperfeiçoar sua aprendizagem e não como forma de penalização.
Os critérios que utilizo para avaliar meu aluno vão desde a suas primeiras aprendizagens no trimestre, seus avanços, valorizando cada conquista que o mesmo realizou nesse longo percurso. Minha maior dificuldade está relacionada ao parecer descritivo, pois penso que muitas vezes os pais ou responsáveis não visualizam e não entendem o que realmente o parecer está demonstrando, por mais bem elaborado que ele seja, ainda assim percebo dúvidas nos pais, como quem diz "ele foi bem ou foi mal?"
Portanto acho muito complicado a interpretação destes pareceres. Após as avaliações sempre faço um questionamento sobre minha prática pedagógica e utilizo esses resultados como forma de buscar outros caminhos para atingir o maior número possível de alunos que atinjam os objetivos satisfatoriamente, partindo assim para um aperfeiçoamento de minha prática pedagógica, levando sempre em consideração os diferentes alunos que tenho.
Um comentário:
Olá Fárida!
Realmente para os pais muitas vezes é complicado a interpretação de um parecer, cabe ao educador esclarecer com palavras adequadas ao entendimento e o grau de cultura de cada responsável pela criança.
Obrigada por sua postagem!
Um carinhoso abraço,
Geny
Postar um comentário