
Na interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, revi a minha linha do tempo e me transportei a algumas lembranças, umas alegres, outras nem tanto, mas que fazem parte da minha história...
Percebi que não mencionei uma questão que me marcou muito na infância: os apelidos ofensivos e maldosos. Através do meu TCC, descobri que estas brincadeiras não tinham nada de inocentes pois se tratavam de Bullying.
A escritora Nélida Piñon, em seu livro Aprendiz de Homero, fala com modéstia que, apesar de não ser mestre, acredita na educação e no educador:
"Educar é defender o exercício e a prática que transformam o sujeito passivo em sujeito da própria história. É dar fé a quem esteja na sala de aula de ser uma entidade inviolável, uma aposta de futuro. Educar é prender o aluno à escola, empenhar todos os recursos para evitar a evasão escolar, a fuga da vida. É despertar nele o desejo de vir a ser um projeto existencial magnífico, sem brechas, fissuras. Pois quem senão o mestre, tem habilidade de chegar mais perto e rapidamente ao coração do jovem que recém deixou as paredes da casa?"
Os professores precisam estar atentos para perceber quando algum aluno pode estar pedindo ajuda: isolamento do convívio social, faltas constantes e sem justificativas, queda no rendimento escolar entre outros. Por isso o papel da escola em proporcionar formação continuada para que os profissionais da educação possam intervir não apenas no problema já constatado, mas sim na prevenção do mesmo.
Penso que o professor tem um papel fundamental para minimizar este tipo de intimidação, por isso, ser educadora é estar disposta a ouvir os alunos, realizar as devidas intervenções sendo mediadora nesse processo.
Um comentário:
Querida aluna Farida!
Quero aprender mais com as suas colocações referentes ao TCC, particularmente acho o assunto do seu TCC, interessante e necessário, como você diz “O professore precisa estar atento para perceber quando o aluno esta pedindo ajuda”.
É gratificante saber que temos professora com tal responsabilidade!
Queremos saber mais sobre a realização do seu trabalho.
Boa Sorte!
Obrigada por sua postagem!
Um carinhoso abraço,
Geny
Postar um comentário