quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Representação do Mundo pela Matemática


Sou apaixonada pela matemática e através da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, cada vez mais acredito que a aprendizagem está intimamente relacionada à ação do sujeito através da exploração de objetos, físicos ou do pensamento, onde o aluno tem a oportunidade de identificar as características dos objetos e as características das ações sobre esses objetos. ”As ações do sujeito, abordando conceitos de diversas formas, possibilitam a generalização e a construção de conceito. Para que isso ocorra, é cada vez mais necessário dar oportunidade aos nossos alunos de experimentar através de pesquisas, de formulações de hipóteses, além da estimulação da autonomia na resolução das tarefas. Esta posição afasta-se drasticamente da matemática dos macetes e dos vestibulares, valorizando a matemática como expressão fundamental do saber pensar..." Trechos extraídos das páginas 89 e 90 do livro de DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Editora Mediação, Porto Alegre – 2006.
No desenvolvimento do meu TCC, propus uma entrevista com os alunos e com as mães de dois alunos que comprovadamente foram vitimizados pelo bullying. Como leciono matemática, tabulei juntamente com os alunos o resultado da pesquisa. Para esta tarefa, eles precisaram aplicar os conhecimentos sobre porcentagem. Eis agora, parte da tabulação:
Constatamos que 52% já presenciaram alguma situação de bullying, enquanto 45 % afirmou que não e 3% não quiseram responder. Quando foi questionado se já haviam sido vítima do bullying, 49% disseram Sim e 42% Não, 9% não quiseram responder. Quanto ao local de maior incidência do bullying, 9% referiram-se que ocorria na entrada da escola, 13% afirmou que ocorria nos corredores, 6% relatou que ocorria durante a prática de esporte, 4% na sala de aula sem o professor, 2% sala com o professor, 5% no banheiro, 2%, no refeitório, 19% na hora da saída, 17% no recreio e por fim, 23% relatou que presenciava na rua.

O interessante desse tipo de atividade é que o educando percebe a importância e a aplicação de seus conhecimentos, já que muitas vezes ouvimos dos alunos que na matemática se aprende muito conteúdo que não são utilizados cotidianamente
.

2 comentários:

Geny disse...

Olá Farida!

O registro dá uma amostragem de como esta o andamento do TCC, muito interessante a tabulação do resultado de sua entrevista.

Obrigada por sua postagem e contamos com suas colocações!

Abraços,
Geny

Fárida Dias disse...

Olá professora Geni!
Estou muito feliz por tê-la como orientadora neste blog. O meu TCC está quase concluido, haja pesquisa!!