domingo, 25 de outubro de 2009

Pedagogia de Projetos

Penso que a essência do projeto pode ser mantida tanto na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, porém, alguns aspectos precisam ser adaptados, principalmente observando a faixa etária, o interesse dos alunos, bem como a adequação dos conteúdos curriculares estarem de acordo com a realidade dos mesmos. Ambos devem partir das experiências anteriores dos alunos, para a partir daí iniciar um trabalho que pode ser um problema ou um assunto da atualidade que desperte a atenção dos mesmos. Um projeto tanto na Educação Infantil quanto nas séries dos Anos Iniciais favorecem a aprendizagem a partir das características e limitações dos alunos, buscando a estrutura cognitiva, facilitando assim o estudo e a compreensão.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Fárida!

Concordo que adequando-se à realidade dos alunos, entendendo de qual ponto estes estão e fazendo com que os assuntos façam sentido a eles, é o meio mais adequado para chegar ao objetivo da aprendizagem.

Abraço, Anice.