sábado, 15 de maio de 2010

Apreciação do Estágio

Nesta semana se intensificaram os ensaios da música (Fico assim sem você, Adriana Calcanhoto) para a festa do dia das Mães. Também preparamos uma homenagem no movie maker para apresentar no sábado, dia 15 de maio, o que atrasou um pouco o andamento das atividades, por isso, nesta semana pretendo dar continuidade aos conteúdos que não foram vencidos na semana anterior. Considero que cada vez mais o uso da tecnologia em sala de aula tem se intensificado: fizemos a pesquisa de receitas criativas (reaproveitamento de sementes, talos ou cascas), concurso no paint para a capa do mini livro de culinária e homenagem no movie maker.Desde o início da semana fui guardando as embalagens dos lanches que eles consumiam no recreio e montamos um painel. Eles visualizaram e observaram que ninguém tinha o hábito de comer fruta, pão ou tomar suco durante a merenda, nem mesmo tem o hábito de comer a excelente merenda que a própria escola oferece.Nesta sábado aproveitei a visita das mães na escola e pedi que as mesmas refletissem sobre o tipo de alimento que os seus filhos estão consumindo e as consequencias destes hábitos para o futuro. Penso que consegui sensibilizá-las, pois elas concordaram que nunca viram tanta "besteira" reunida naquele cartaz. Vou continuar insistindo para reverter os hábitos alimentares deles trabalhando as vitaminas de alguns alimentos e a consequencia da falta delas no nosso organismo. Eles estão muito empolgados com o acompanhamento da germinação do "pé de feijão," bem como do "boneco fiscal do lixo seco e orgânico." Já observei que alunos que têm irmãos em outras turmas também fizeram em casa o mesmo trabalho, (eles andam desfilando pelos corredores com o boneco na mão)um sinal que foi muito significativo, despertando o interesse e curiosidade até de outras turmas da escola. Começamos a organizar um lembrete aos pais sobre reciclagem de lixo, alguns pontos levantados foram: Leve sua própria sacola para fazer compras;Prefira embalagens reutilizáveis em vez de descartáveis; Separe o lixo seco do orgânico; Evite o desperdício de alimentos reaproveitando talos, cascas, sementes e folhas, entre outros. Através desta última dica, organizamos algumas receitas e criamos um livrinho de culinária alternativa com reaproveitamento do "lixo orgânico. Também colocamos em prática uma receita de bolo feito com cascas de banana o que despertou neles algumas dúvidas e certezas:Isso minha mãe coloca no lixo!A casca tem vitamina? Vai dar dor de barriga?Tem que lavar bem pra depois fazer a receita. Dá pra economizar! Vou ensinar para a minha mãe! Observei que trabalhar a leitura e a escrita através de vários portadores de texto (receitas, letra de música, embalagens, poesias) enriquece e dinamiza o trabalho, além de diversificar a rotina da sala de aula. Ao explorar o sistema monetário através do "dinheirinho" observei que eles tem muita facilidade em realizar cálculos mentais, tendo uma certa dificuldade em sistematizar a operação no caderno. Vou intensificar exercícios e atividades que visam superar esta dificuldade. Nesta semana recebemos a visita do professor Paulo Slomp e da tutora Bianca, os alunos observaram que o professor é bem mais alto que a professora Fárida, (o que não acontece em minha sala de aula, pois eu tenho alunos mais altos do que eu) eles reclamaram eles ficaram pouco tempo e já estão perguntando quando voltarão.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Fárida:

A leitura desta postagem foi bem interessante, pois trazes bastante exemplos e isto ajuda a entendermos os processos de aprendizagem ocorridos em sala de aula.

Grande abraço, Anice.