sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apreciação do Estágio






Durante esta semana exploramos os alimentos, fizemos a pesquisa na internet e alguns descobriram o "triângulo dos alimentos"(como alguns chamaram), na verdade é a pirâmide alimentar. Eles montaram a mesma no caderno e se espantaram com a quantidade de alimentos que precisamos comer para que não nos falte nenhuma vitamina.
A cada dia lanço o desafio de quem vai aderir ao lanche saudável e já estou obtendo resultados, pois estão trazendo frutas, sucos e até pão caseiro para lanchar. Contei-lhes o ditado popular: “café da manhã deve ser como um rei, almoço igual a de um príncipe e jantar como um mendigo.” Para minha surpresa descobri que a maioria não tem costume de tomar café e que sai de casa totalmente em jejum. Pedi que eles comunicassem em casa este “ditado popular” para refletirem certos hábitos.
O que não me surpreendeu tanto é que os alimentos do topo da pirâmide, são os que eles têm consumido em maior quantidade: doces, salgadinhos, frituras e refrigerantes.
Na sexta-feira preparamos um suco de laranja e folhas de couve para eles verem como não é difícil nem tampouco ruim se alimentar com qualidade.
Estudando os animais, escutamos um CD de música de com sons de bichos e assistimos ao vídeo http://www.topgameskids.com.br/video-view/138-cocoricoa+metamorfose+da+borboleta.html sobre as borboletas. Sendo que eu mesma aprendi várias coisas sobre a metamorfose que eu desconhecia. No paint, eles tentaram desenhar a borboleta adulta e no caderno além dela também fizeram a lagarta.
Na parte da tecnologia eles chegaram a conclusão que em casa com o mouse é muito mais fácil realizar o desenho, no notebook precisa ter mais “prática” e treino para dominar o risco.
Desde o inicio de março estou recolhendo algumas produções de texto, atividades de interpretação e exercícios de matemática para poder avaliar o crescimento deles. Estamos no final do trimestre e todos precisam ser avaliados, principalmente nos seus avanços. Desde que iniciei o trabalho com meus alunos, uma das questões que mais me chamou a atenção era em relação às operações, pois as crianças não realizavam as mesmas utilizando o quadro de ordens. Tentei então utilizar outras estratégias de cálculos como o ábaco e a decomposição para então chegar ao quadro de ordens. Foi através dessas diferentes estratégias que consegui sistematizar o uso do quadro de ordens, alguns alunos ainda insistem em resolver as operações de forma linear, mas são poucos. Penso que como mediadora necessito interferir e propor outros métodos para que os alunos aprendam, sempre respeitando os conhecimentos que eles já possuem. Me coloco como "mediadora" no sentido de facilitadora e motivadora da aprendizagem, dando embasamento para que os alunos cheguem com menos dificuldades aos seus objetivos. "Dessa forma, a função do professor deixa de ser o de difundir conhecimento para exercer o papel de provocar o estudante a aprender a aprender. Esse conceito também está presente na perspectiva da escola cidadã, idealizada por Paulo Freire, na qual o professor deixa de ter um caráter estático e passa a ter um caráter significativo para o aluno."
Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Professor mediador" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=198

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Fárida:

A postagem, em sua maioria, está descritiva, no entanto trazes brevemente alguns exemplos de aprendizagem e une a teoria do Menezes para guiar-se atingindo, desta maneira, um dos objetivos do portfólio.

Grande abraço, Anice.