Nesta semana se intensificaram os ensaios da música (Fico assim sem você, Adriana Calcanhoto) para a festa do dia das Mães. Também preparamos uma homenagem no movie maker para apresentar no sábado, dia 15 de maio, o que atrasou um pouco o andamento das atividades, por isso, nesta semana pretendo dar continuidade aos conteúdos que não foram vencidas na semana anterior. Considero que cada vez mais, o uso da tecnologia em sala de aula tem se intensificado: fizemos a pesquisa de receitas criativas (reaproveitamento de sementes, talos ou cascas), concurso no paint para a capa do mini livro de culinária e homenagem no movie maker. Desde o início da semana fui guardando as embalagens dos lanches que eles consumiam no recreio e montamos um painel. Eles visualizaram e observaram que ninguém tinha o hábito de comer fruta, pão ou tomar suco durante a merenda, nem mesmo tem o hábito de comer a excelente merenda que a própria escola oferece. Nesta sábado aproveitei a visita das mães na escola e pedi que as mesmas refletissem sobre o tipo de alimento que os seus filhos estão consumindo e as consequencias destes hábitos para o futuro. Vou continuar insistindo para reverter os hábitos alimentares deles trabalhando as vitaminas de alguns alimentos e a consequencia da falta delas no nosso organismo. Eles estão muito empolgados com o acompanhamento da germinação do "pé de feijão," bem como do "boneco fiscal do lixo seco e orgânico." Já observei que alunos que têm irmãos em outras turmas também fizeram em casa o mesmo trabalho, (eles andam desfilando pelos corredores com o boneco na mão) um sinal que foi muito significativo, despertando o interesse e curiosidade até de outras turmas da escola. Começamos a organizar um lembrete aos pais sobre reciclagem de lixo, alguns pontos levantados foram: Leve sua própria sacola para fazer compras; Prefira embalagens reutilizáveis em vez de descartáveis; Separe o lixo seco do orgânico; Evite o desperdício de alimentos reaproveitando talos, cascas, sementes e folhas, entre outros. Através desta última dica, organizamos algumas receitas e criamos um livrinho de culinária alternativa com reaproveitamento do "lixo orgânico." Também colocamos em prática uma receita de bolo feito com cascas de banana o que despertou neles algumas dúvidas e certezas: Isso minha mãe coloca no lixo! A casca tem vitamina? Vai dar dor de barriga? Tem que lavar bem pra depois fazer a receita. Dá pra economizar! Vou ensinar para a minha mãe! Observei que trabalhar a leitura e a escrita através de vários portadores de texto (receitas, letra de música, embalagens, poesias) enriquece e dinamiza o trabalho, além de diversificar a rotina da sala de aula. Ao explorar o sistema monetário através do "dinheirinho" observei que eles tem muita facilidade em realizar cálculos mentais, tendo uma certa dificuldade em sistematizar a operação no caderno. Vou intensificar exercícios e atividades que visam superar esta dificuldade.
Um comentário:
Olá, Fárida:
Seria interessante que pudesse trazer mais argumentos que embasem tuas reflexões, já que a postagem foi descritiva em sua maioria.
No entanto tua outra postagem foi reflexiva e a exigência é de apenas uma por semana. As outras que queiras escrever podem ser de tema livre e, portanto, não há exigência alguma.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário