No decorrer desta semana fiquei bem animada ao perceber avanços expressivos relacionados principalmente a três alunos que são praticamente especiais em razão das circunstâncias de vida deles. Preocupo-me muito com eles, pois além da carência afetiva, também tem a defasagem escolar e a dificuldade na aprendizagem. Estou muito empolgada com o progresso deles, pois demonstram confiança em si mesmos e já estão conseguindo (e não tem vergonha) ler pequenos trechos de textos em voz alta como os demais da turma. O restante da turma é bastante dinâmica e comunicativa, adoram interagir, precisando até ser chamados a atenção quando se empolgam demais, só ainda acho eles um pouco lentos nas atividades de cópia no quadro. Já recebi o reconhecimento por parte de algumas mães sobre o trabalho que venho desempenhando, inclusive valorizando o tema do projeto da turma "Como cuido do mundo? " bem como pelos trabalhos desenvolvidos desde março, entre eles cito o mascote de sucata do meio ambiente, experiência da germinação, criação do blog da turma(terceiroanoprojetocomocuidodomundo.blogspot.com), boneco fiscal da separação do lixo seco e orgânico (feito com serragem, alpiste, meia calça e garrafa pet) entre outros.
Observo que a maior dificuldade dos alunos está na produção textual, por isso, tenho me empenhado em propor atividades com diversos portadores de texto, inclusive nesta semana as mães receberam como tarefa escrever uma receita culinária com reaproveitamento de folhas, talos e cascas de hortaliças, frutas ou verduras, que poderiam ser descartado no lixo orgânico mas que tem muita vitamina e também pode gerar economia no bolso. Estamos organizando um livro com estas receitas para presentear as mães.
Nesta semana exploramos o paint no notebook, eles fizeram um desenho coletivo, cada um desenhou e pintou um pouco, no final eles acharam muito borrado e até me pediram para eu não mostrar para ninguém, tampouco pra não colocar no blog da turma e alegaram que quem olhasse a pintura iria dizer que era trabalho de "pré escola". Expliquei para eles que como a maioria não tinha intimidade com esta ferramenta, ficou difícil o manuseio, mas que com o tempo eles irão se habituando e quem sabe, daqui a alguns meses serão capazes de criar verdadeiras obras de arte.
Na questão do conhecimento lógico-matemático, observo que a maioria tem uma certa facilidade bem como adoram utilizar o material concreto, (ábaco e palitos) jogos e desafios. Estou me esforçando para poder continuar vencendo barreiras e atingir meus objetivos traçados com minha turma e também com o meu estágio.
Um comentário:
Olá, Fárida:
Aqui descreves bastante as atividades, mas trazes exemplos facilitando ao leitor o entendimento do teu processo de aprendizagem. É isso aí.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário