domingo, 6 de junho de 2010

Planejamento

Na semana que passou, fomos convidados para ir ao teatro do Sesc, assistir a peça teatral “História de chorar” que tinha como foco a escassez de água no nordeste. Esta atividade estava fora do meu planejamento, porém, o assunto da peça veio de encontro o projeto “Como cuido do mundo?” que estou desenvolvendo com a turma. Precisei rever meu planejamento, lembrei-me então da síntese do livro: Didática, de José Carlos Libâneo, Editora Cortez, 1994, pág. 263. “O planejamento do trabalho docente é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação do professor, tendo as seguintes funções: explicar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho; expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político, pedagógico e profissional das ações do professor; assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho; prever objetivos, conteúdos e métodos; assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente; atualizar constantemente o conteúdo do plano; facilitar a preparação das aulas. Tem-se que entender o plano como um guia de orientação devendo este possuir uma ordem seqüencial, objetividade e coerência entre os objetivos gerais e específicos, sendo também flexível.”
Acredito que o planejamento nos dá um norte na nossa ação pedagógica, porém temos que ter clareza que situações adversas podem surgir e que precisamos estar atentas para não ficarmos alheias a elas. Precisamos sempre que necessário, adaptá-las ao nosso planejamento de forma a contemplar o que não estava previsto, mas que também é relevante.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Fárida:

Com certeza, em alguns momentos, é necessário deixar de lado o planejamento para darmos conta da demanda da turma. Fizeste bem em assistir à peça, até porque ela veio de encontro ao projeto que vocês desenvolvem.

Grande abraço, Anice.