quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fundamentos da Alfabetização - Eixo 2


Retomando a interdisciplina Fundamentos da Alfabetização do Eixo II, sobre letramento e alfabetização, penso que o letramento acontece desde o momento do nascimento, sendo um processo contínuo. Já na fase escolar, a criança que apresenta o comportamento de Bullying, com certeza, além de prejudicar seu processo de alfabetização, prejudica também aos demais alunos da classe.

Há aproximadamente 40 anos atrás, na 1ª série, acredito que fui vítima de Bullying em razão do meu nome (Fárida). Logo nos primeiros dias de aula, os coleguinhas me apelidaram de "ferida." Eu implorava para eles parassem, mas eles riam e cada vez mais conseguiam adeptos para me perseguir. Lembro que eu tinha dor de barriga só de pensar em ir à escola. Que eu me lembre sofri calada até a 3ª série, quando meus pais me trocaram de escola porque a cada ano o meu desempenho ficava pior. Demorei mais para me alfabetizar pois me sentia diminuída e humilhada. Entendo perfeitamente quem é ou já foi vítima de Bullyng e sofre calada pois a pressão psicológica é tamanha que não conseguimos desabafar nem mesmo com a nossa família.

A alfabetização é um processo de construção, devendo ser vivenciada de forma tranqüila, prazerosa e harmônica. Segundo estudos, o Bullying aparece desde a mais tenra idade, sendo um agravante que poderá deixar seqüelas tanto no agressor quanto no agredido, interferindo negativamente na construção da aprendizagem dos envolvidos e dos que o cercam. Um caso típico, citado em artigo de Antônio Gois e Armando Pereira Filho para a Folha de São Paulo, é o de um menino de 4 anos que era tímido e falava pouco. Os coleguinhas e a própria professora “brincavam” dizendo que ele havia perdido a língua. Isso causou um bloqueio na fala e desenvolvimento da linguagem da criança. Por isso, devemos ficar atentos a tudo que ocorre em nossa sala de aula, pois este tipo de situação dificultará o processo de aprendizagem bem como poderá interferir também no emocional, que foi o meu caso.

Um comentário:

Geny disse...

Querida Farida!
Para facilitar o seu trabalho comente seu o TCC.
Já definistes o Tema para o seu TCC?
Desejo sucesso, você tem todas as condições para realizar um bom trabalho.
Abraços,
Geny Schwartz