Nesta semana precisei concluir as avaliações dos alunos. Eu não tenho o hábito de marcar dia de prova, (realizo trabalhos diariamente e recolho alguns para observar o crescimento e as dificuldades que precisam ser sanadas) e me espantei quando comecei a receber bilhetes de familiares perguntando que dia eu iria marcar as provas para os filhos estudarem em casa. Infelizmente alguns pais ainda têm a concepção de que se “decora” para se mostrar em apenas um dia o que se estudou. Respondi que já tinha material suficiente para avaliação deles, sendo que a mesma é diária.
Fazendo uma rápida avaliação, é possível perceber o crescimento cognitivo que eles tiveram desde março, além de ser visível a mudança de comportamento que alguns apresentaram, evidenciando ainda mais o aprendizado. Sob a ótica de Sant’Anna avaliação é:
Um processo pelo qual se procura identificar, aferir,investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental)ou prático. (SANT’ANNA, 1998, p.29, 30).
Acredito que através do trabalho que desempenho, procuro dar embasamento e condições para que o aluno construa e amplie seu aprendizado, respeitando o seu ritmo e seu tempo, avaliando-os de acordo com as suas possibilidades e respeitando suas limitações, até porque tenho alunos com necessidades educativas especiais.
Um comentário:
Olá, Fárida!!!
Fiquei contente ao saber que trabalhas desta forma: particularizando o aluno; percebendo seu crescimento, ritmo e dificuldade.
É importante mostrar esta nova concepção aos pais para que eles entendam a forma de avaliação, o que se observa no aluno, quais elementos estão sendo priorizados para acalmá-los diante desta necessidade de conferir se seus filhos estão sendo preparados com qualidade.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário