segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Didática, Planejamento e Avaliação- B


Entendo que avaliação é um processo gradual que ocorre diariamente e em todo momento podemos avaliar nosso aluno, não podemos perder de vista o fato de que cada aluno trabalha , elabora e reformula as informações recebidas de forma individual e progressiva.
Realizo as avaliações dos meus alunos considerando seus avanços, sua trajetória, tendo como objetivo de aperfeiçoar sua aprendizagem e não como forma de penalização.
Os critérios que utilizo para avaliar meu aluno vão desde a suas primeiras aprendizagens no trimestre, seus avanços, valorizando cada conquista que o mesmo realizou nesse longo percurso. Minha maior dificuldade está relacionada ao parecer descritivo, pois penso que muitas vezes os pais ou responsáveis não visualizam e não entendem o que realmente o parecer está demonstrando, por mais bem elaborado que ele seja, ainda assim percebo dúvidas nos pais, como quem diz "ele foi bem ou foi mal?"

Portanto acho muito complicado a interpretação destes pareceres. Após as avaliações sempre faço um questionamento sobre minha prática pedagógica e utilizo esses resultados como forma de buscar outros caminhos para atingir o maior número possível de alunos que atinjam os objetivos satisfatoriamente, partindo assim para um aperfeiçoamento de minha prática pedagógica, levando sempre em consideração os diferentes alunos que tenho.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Fárida!

Realmente para os pais muitas vezes é complicado a interpretação de um parecer, cabe ao educador esclarecer com palavras adequadas ao entendimento e o grau de cultura de cada responsável pela criança.

Obrigada por sua postagem!

Um carinhoso abraço,

Geny