sábado, 27 de novembro de 2010

Música na Escola - B


Sempre fui muito ligada à música, inclusive desde criança, minha mãe me contava que eu adorava dormir ouvindo suas canções de ninar. Por causa dessa minha preferência aos meus 6 anos meu pai, comprou uma vitrola portátil já usada que só tocava discos de vinil para eu poder escutar minhas canções prediletas, inclusive guardo como relíquia até hoje. Já na adolescência, fiz parte por vários anos da Banda Marcial Dom Feliciano, onde iniciei tocando pífaro e depois passei para a escaleta.. Já na minha fase adulta, continuou o gosto pela música, assim que lançaram o videokê, eu alugava nos finais de semana para cantar junto com a família e amigos.
Como não tenho o hábito de assistir televisão, meu hobby é ouvir música e sou bem eclética não tenho uma preferência musical. Tenho “coleções” de DVDs de clips que adoro assistir eles me acalmam e dão uma paz interior e algumas vezes até uma injeção de ânimo quando estou um pouco mais cansada. Penso que a música é universal, não conheço ninguém que não se identifique com ela. Eu inclusive tenho uma “memória auditiva” não sei se é esse bem o termo, pois para cada momento importante da minha vida, tem uma música que marcou; e quando escuto a “tal música” vem um flasch na minha mente daquela situação.
Ao trabalhar a pesquisa e entrevista sobre o meu tema do meu TCC “O Bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendigem,” ocorreu-me de escolher uma música que retratasse este tema. A eleita foi “O sal da Terra” de Beto Guedes. Além de poder trabalhar interdisciplinarmente a canção, foi muito contagiante todo este trabalho, pois indiscutivelmente a música mexe com nossos sentimentos. Eis a letra:

O Sal da Terra - Beto Guedes
Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos


Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

Nenhum comentário: