quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA 06 A 10 ANOS - B



O Bullying e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem
O interesse por me aprofundar pela temática "Bullying" surgiu no final do meu estágio curricular através de um aluno do 3º ano que teve “Legg-Calve-Perthes,” uma doença rara degenerativa que atinge o quadril e acomete crianças entre 4 e 9 anos de idade. Ele precisou fazer diversas intervenções cirúrgicas na coxa para corrigir a deficiência. Mesmo assim, a perna direita ficou um pouco mais curta. Além disso, ele está um pouco acima do peso, o que foi motivo para “gracinhas” de alguns colegas.
Os “maldosos” só o incomodavam e o provocavam quando não havia nenhum adulto por perto. Isso ocorreu por alguns meses, até que um dia ele conseguiu “desabafar” com uma professora que o encontrou chorando no banheiro da escola. No seu desabafo incluía até mesmo seus próprios familiares, que o chamavam de “baleia” por ele não conseguir perder peso.
Além desta situação do meu estágio, também ocorreu um fato semelhante na turma da 5ª série onde leciono matemática e ciências no turno da tarde, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da grande Porto Alegre. Recebi um aluno no mês de abril deste ano que é filho de brasileira com japonês. Em razão da miscigenação tem os olhos verdes puxadinhos. Foi o suficiente para uma liderança da sala se salientar. O menino sofreu humilhação por conta de sua aparência e também por ser muito esforçado e dedicado aos estudos.
As observações preliminares me motivaram a pesquisar mais sobre este assunto em razão de perceber o quanto esta prática prejudica tanto o agredido quanto o agressor no processo de ensino-aprendizagem, bem como também no seu perfil psicológico e emocional, principalmente nesta fase que eles estão formando sua personalidade.
Com o intuito de aprofundar tal compreensão, foram coletados dados através de um questionário junto aos alunos das duas turmas da 5ª série de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Eles responderam a um questionário com questões de múltipla escolha e questões abertas. A pesquisa busca descrever os principais envolvidos (vitimados e seus responsáveis, perfil dos agressores e principais locais em que o bullying ocorre), bem como os problemas que este fato pode ocasionar, tornando-se um fator gerador de consequências importantes dentro e fora do contexto escolar.
Esta pesquisa analisou diversas bibliografias encontradas em livros, sites, registros sistemáticos da observação direta de alunos vitimados pelo Bullying, entre outras fontes.
A pesquisa junto aos sujeitos mencionados teve por objetivo:
-Verificar se existe a consciência do fenômeno Bullying.
-Caracterizar os sujeitos envolvidos no processo de Bullying.
-Identificar o papel da família na prática do Bullying.
-Refletir sobre o papel da instituição frente a essa problemática.
-Discutir as consequências que o Bullying pode acarretar nos sujeitos.
Também é preciso destacar que um estudo desta natureza permite analisar os efeitos no aprendizado escolar, tanto para quem comete como para as vítimas do Bullying. Muitas vezes, quando ocorre o Bullying, os profissionais da educação ficam indiferentes com esta situação e, como decorrência, esta violação moral ou física pode deixar sequelas graves para a vida da criança e do adolescente. É importante observar que tanto a escola quanto os pais são responsáveis pelas crianças, o que se conclui que não deverão ser omissos sobre este aspecto.
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada na área educacional por autores como: Adriana Pires Souza Cidade- Bullying Escola, uma realidade ainda desconhecida, Cléo Fante, Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, Ana Beatriz B. Silva, Bullying: Mentes Perigosas nas escolas.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Fárida!

Seu trabalho de conclusão do Curso é relevante e nos dias de hoje precisa ser trabalhado e conscientizado, é um assunto que leva a prática de valores como o respeito, o afeto, a cooperação, a compreensão...

Obrigada por suas postagens!

Vou sentir falta dessas interações.

Um grande abraço,

Geny